Engenheiro Civil

Por Thais Pacievitch

Fonte: http://www.infoescola.com/profissoes/engenheiro-civil/

Denomina-se engenheiro civil aquele profissional encarregado do estudo, projeto, supervisão e construção de diversos tipos de obras como, pontes, barragens, estradas, prédios, túneis, redes de água e esgoto, estádios, etc. O engenheiro civil é quem determina quais materiais serão utilizados em cada obra e a maneira mais racional de utilizar estes materiais e, desta maneira, conseguir o menor custo para a empresa que constrói.

Este profissional deve formar-se em engenharia civil e é extremamente recomendável que saiba inglês, tenha sólidos conhecimentos em informática e gerenciamento. A atualização também deve ser constante, visto que sempre surgem tecnologias novas, assim, é preciso participar de cursos, congressos e ler livros e revistas da área em que atua.

Dentre as habilidades que este profissional deve ter podemos citar raciocínio abstrato e espacial desenvolvidos, a capacidade de prestar atenção a detalhes, facilidade com matemática (habilidade em cálculos) e ciências em geral, liderança, curiosidade, criatividade, agilidade, senso prático, agilidade, capacidade de liderar equipes, gosto pelas pesquisas, organização, concentração, saber se adaptar a novas situações, etc.

O engenheiro civil pode atuar nas seguintes áreas:

Transportes: planejamento e construção de ferrovias, estradas, portos, aeroportos, etc.

Hidráulica: projetos e construção de eclusas, canais, barragens, etc.

Saneamento: planejamento e construção de estações de tratamento de água, redes de esgoto e de distribuição de água, etc.

Construção Urbana: planejamento e construção de edifícios (residenciais ou comerciais), indústrias, etc.

Fundações e Estruturas: projeto e construção de todo tipo de estrutura que dão apoio às edificações, por exemplo.

Dentre as principais atividades deste profissional podemos citar a análise do terreno e o futuro local das instalações, o cálculo da quantidade de material que cada estrutura ira precisar, determinar quanto tempo a obra irá levar, obter informações sobre a mecânica dos solos e identificar os possíveis movimentos deste, conhecer a circulação das águas subterrâneas e a incidência da luz solar.

O mercado de trabalho para este profissional é bastante amplo, pois o setor da construção tem crescido bastante nos últimos anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: