DIA DOS PROFESSORES!

Hoje é dia dos PROFESSORES!!!!

Aproveito esse espaço para saldar a todos os colegas de profissão e para agradecer a todos os meus professores, que me instruíram, e que contribuíram diretamente na minha formação como profissional e acima de tudo na minha melhora como pessoa e cidadão.

Infelizmente percebi a importância e a contribuição de muitos deles somente quando os laços já haviam sido rompidos. Porem sempre que encontro um deles não deixo de agradecer.

Hoje como professor, percebo o tamanho da responsabilidade que está sobre nossas mãos. Tento fazer a minha parte, quero dar a minha contribuição…

Prof. Leandro

professorVocê sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro.
Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Fontes:
Site http://www.diadoprofessor.com.br
Site http://www.unigente.com
Site http://www.portaldafamilia.org

Dia do Professor em outros países:

Estados Unidos: National Teacher Day – na terça-feira da primeira semana completa de Maio.

World Teachers’ Day – UNESCO e diversos países – 5 de Outubro

Tailândia – 16 de Janeiro

Índia – 5 de Setembro

China – 10 de Setembro

México – 15 de Maio

Taiwan – 28 de Setembro

Argentina – 11 de Setembro

Chile – 16 de Outubro

Uruguai – 22 de setembro

Paraguai – 30 de Abril

4 respostas para DIA DOS PROFESSORES!

  1. Liliane disse:

    Professor!
    Tenha certeza que o Sr. faz a sua parte!

    Fui sua aluna em Eng. Civil 1B VM N no 1ºSemestre de 2009, e lamento por não te-lo como meu professor no 2º semestre …
    Visito sempre seu blog e mesmo não sendo mais meu professor O SR. CONTINUA ME INSTRUINDO !!!

    Abraços Liliane

    • profleandro disse:

      Fico feliz por poder continuar ajudando. Essa foi a minha idéia ao criar o blog, queria utilizar essa ferramenta de comunicação tão poderosa para transmitir conhecimento e poder compartilhar com meus alunos e alunas tudo aquilo que considero relevante dentro de nosso segmento, a engenharia.
      Neste semestre não estou lecionando na Vila Maria, mas continua a disposição para esclarecer qualquer dúvida quanto ao nosso curso.

      Um abraço,

      Prof. Leandro

  2. Paulo Fernandes (Engª Civil - UNINOVE - 1B3) disse:

    Professor Leandro, Boa tarde …

    Embora tenha procurado por você para cumprimentá-lo, não quis interrompê-lo na aplicação da prova da turma de Engª Elétrica… Você precisava ver a cara que faziam os alunos ao sair, os caras estavam “petrificados pelo terror de NÃO terem sabido resolver os temas apresentados” rsrsrs. Eu vi tudo, pois estive postado na porta da sala durante bom tempo, mas isto é passado… Em tempo deixo aqui meu apreço por você pelo dia do professor. Agora; mudando de pato pra ganso, não pude fazer a prova junto com minha turma e gostaria de saber se é possível fazê-la em outro dia, mesmo que seja na próxima aula de nossa turma que será em 20/10/2009. Tem jeito ??? Aguardo vossa resposta. Meu e-mail é pfernandes2003@hotmail.com. Muito obrigado, Paulo Fernandes

    • profleandro disse:

      Sr. Paulo,

      Infelizmente a única forma de fazer prova após a data marcada é apresentando um atestado médico na secretaria até 48h após sua falta.
      Eu realmente percebi sua falta e achei estranho.

      Um abraço,

      Prof. Leandro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: