11/12/11 – Hoje é dia do Engenheiro!!!

Nesta data tão importante para a categoria, gostaria de parabenizar a todos os colegas de profissão e dizer quanto orgulho eu tenho de ser engenheiro.

Sempre nesta data, me lembro dos momentos que passei desde a graduação até a docência.

Lembro daquelas aulas que forçavam meu cérebro a ir além do seu limite, daqueles professores que falavam tantas coisas como se aquilo fosse a coisa mais fácil do mundo. E na minha cabeça tantas interrogações (???).

Eu comprava livros que pareciam tijolos de tão pesados e passava longas horas de estudo nas madrugadas e finais de semana. Só quem passou sabe como é…

Ainda bem que estava cercado de amigos, onde um se apoiava no outro nas horas mais difíceis, afinal todos queríamos sair dali… o mais rápido possível.

Meu curso durou 6 anos, onde colhi exemplos e mais exemplos de como ser um bom profissional. O último ano foi de lascar, projeto de formatura, provas e mais provas… mas a cabeça insistia em ficar no “day after”.

Passaram-se mais de 2000 dias, desde a minha primeira aula (29/1/1999), até que a carta de alforria fosse assinada. Primeiro fizemos uma grande festa… mas depois que a festa acabou, começou um vazio: – Não tenho que ir mais à faculdade! O que vou fazer?

Começava minha jornada, agora como profissional, eu era um ENGENHEIRO, e teria que agir como um. Foi aí, que todo aquele “sofrimento” passado, começou a fazer sentido. Eu não sabia todas as respostas, mas estava calejado na arte de procurar por elas…

Passei um ano em total abstinência da faculdade, mas eu tinha uma vontade muito grande de fazer uma pesquisa puramente científica… Voltei para faculdade, agora eu era um aluno de mestrado, queria descobrir alguma coisa, ir além dos livros, dar alguma contribuição para humanidade. Puts, meus professores me acharam louco falando aquilo na primeira aula, enquanto a maioria queria mais um diploma para poder lecionar em faculdade, eu queria ser cientista de verdade!

Foram dois anos e dois meses de trabalho muito intenso, quase não dormia, eu ainda trabalha durante o dia e tocava o mestrado durante a noite. Estava para casar, reformando apartamento, coitada da minha noiva (agora esposa).

Sofri, mas fui recompensado, tive um orientador nota 10, meus estudos renderam algumas publicações e até uma viagem para o exterior…

Quando achei que tinha dado a contribuição que desejava, tornei-me professor universitário… – CARACA!!! Virei professor de engenharia!

Que medo tive em minha primeira aula (acho que nas primeiras), que responsabilidade!!! Minha cabeça estava a mil, lembrava de todas as aulas boas e ruins que tive. Precisava dar a aula que eu gostaria de ter tido. “Vai que é tua TAFAREL!!!”

Um dos colegas veteranos me disse: – Ser professor é que nem ser infectado por um vírus sem cura, se você pegar, nunca mais vai largar…

Acredite, foi tiro é queda. Que coisa fantástica!!! Não tenho palavras para expressar a satisfação que se tem após uma boa aula, quando se percebe que o aluno saiu de lá com mais conhecimento do que adentrou.

Não precisei de muito tempo para perceber que havia encontrado a verdadeira forma de dar minha contribuição para humanidade.

Depois deste depoimento, às vezes um pouco emocionado e meloso, só tenho a agradecer por tudo que a ENGENHARIA fez em minha vida.

Tenho certeza que existem milhares de histórias tão felizes quanto a minha e que nos fazem ter muito orgulho desta profissão tão importante para o avanço da humanidade.

Parabéns a todos os engenheiros do Brasil!!!

Atenciosamente,

Prof. Leandro

Uma resposta para 11/12/11 – Hoje é dia do Engenheiro!!!

  1. mauricio disse:

    Legal, muitom bom!!
    História de esforço e dedicação muito legal.

    Parabéns.

Deixe uma resposta

