Visita ao Engenho Maker

Você já ouviu falar do “Movimento Maker”?

O Movimento Maker ou Movimento dos Fazedores tem tudo a ver com o conceito faça como mesmo. Sempre que eu falo disso, lembro do desenho Família Urso dos anos 80. Nele o pai (Ursolão) sempre se metia a fazer tudo sozinho para economizar algumas pratas, na estória sempre dava tudo errado e ele acabava levando um surra da esposa (Ursola).

 

Esse conceito em inglês é chamado de Do-It-Yourself e é expresso pela sigla DIY. Para aqueles que, como eu, adoram comprar coisinhas da China pela internet, essa sigla aparece sempre associada a módulos ou plaquinhas para montagem de protótipos e projetinhos eletrônicos.

Se você curte construir, consertar, modificar ou fabricar coisas com as próprias mãos, saiba que você tem DNA Maker na veia.

O Movimento Maker tem tomado grande força pelo mundo e aqui no Brasil também. Na internet tem muitos sites legais sobre isso e recentemente muitos espaços especializados nisso foram criados para esse público.

Aqui, na cidade de São Paulo, existem várias iniciativas. Ontem à noite, tive a oportunidade de conhecer o espaço Engenho Maker que fica na Av. Dr. Dante Pazzanese, 120.

Eu e meu amigo prof. Renato Machado fomos recebidos por dois de seus proprietários (Renato Prado e Juliana Glasser) e o Tiago Lima do Portal Embarcados. Onde tivemos a oportunidade de entender um pouco melhor sobre o movimento Maker e o desenvolvimento colaborativo (coworking).

Esse espaço pode ser usado por pessoas de qualquer idade, basta ter uma ideia, vontade de fazer ou aprender. Lá você encontra espaço de marcenaria, impressoras 3D, máquinas de corte à laser, ambiente para discussão de ideias e muita gente interessante e criativa que pode te ajudar.

Particularmente, achei o lugar muito legal, dá vontade de ficar lá experimentando os equipamentos e botando meus projetos em prática.

Aproveite suas férias e conheça o espaço!

Para usar espaço e equipamentos tem um custo, que pode ser financeiro ou mesmo através de permuta, você oferece algumas horas de seu tempo para ensinar/colaborar com o local e em troca pode usufruir do espaço.

 

Anúncios

One Response to Visita ao Engenho Maker

  1. Renato Machado disse:

    Com certeza prof. Leandro a visita foi muito boa. Acredito que muitas pessoas tem o espírito Maker incubado é esse espaço pode ajudar bastante. Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: